3ª Publicação
Bom dia / Boa
noite,
Obrigado por aqui
estares.
Ontem Mencionei
que neste meu Blog iria partilhar várias áreas pelo qual me apaixono e como
aqui cheguei.
Ao final de mais
de 20 anos na área financeira e na liderança de Organizações cheguei a um ponto
de que o que me dava “pica” aos 27 anos já não me dava aos 49 anos.
Nesta idade pus
tudo em causa, pois já não conseguia “aturar” os Balanços, os Planos de
Negócios, os Orçamentos e todos os mapas financeiros associados. Hoje não
acredito mesmo que tivesse sido um Burnout, mas apenas uma saturação de números
passados, presente e futuros.
A VIDA TINHA DE
TER MAIS PARA OFERECER!
Foi quando pensei
que tinha de fazer algo. Voltei à minha base de multinacional, voltei à minha
Agenda da Franklin Planner. A primeira pergunta que faz quando estamos a parar
e planear foi:
- O que é que gostaste ou amaste
fazer na tua vida?
A verdade foi que
aos 30 anos. Fiz o negócio da Amway. Trabalhava 10 horas numa multinacional e
mais 4 horas neste negócio fantástico, mas houve um dia que parei no médico e
ele perguntou-me quantas horas trabalhava e eu contei-lhe.
Pois Pedro, tem
de acalmar!
Aos 30 anos tive de
tomar a decisão de continuar apenas no negócio da multinacional, pois era o que
me dava o rendimento para manter a minha família.
Foi um Erro? Não, pois era o consegui
visualizar nesta idade onde a ambição de nos tonarmos milionários estava-me ao
rubro e na qual vejo este tipo negócio da seguinte forma:
- É um negócio, o Marketing Directo de Redes (MDR
ou os vários nomes que já vi lhe darem), onde ajudando os outros nos ajudamos a
nós próprios;
Continuo hoje a
acreditar que esta é a base do negócio, mas existe uma coisa que estes
profissionais têm de ter consciência além do mencionei no parágrafo anterior:
- É um negócio, ONDE ACREDITANDO NOS PRODUTOS, que tenho a oportunidade de
promover, ajudo os outros ajudando-me a mim próprio.
Tendo em
consideração esta apresentação do negócio de MDR e o que penso do mesmo, voltei
aos 49 anos a participar. Este não me corria bem e foi quando uma amiga me
apresentou uma ferramenta que me disse que poderia ajudar.
Tomámos dois
cafés. Um para me explicar o conceito da ferramenta do Eneagrama – Estudo das
Personalidades e suas Motivações, outro para descobrir a minha identificação
dentro dos 9 tipos de personalidades, na qual se podem vir a subdividir em 108
configurações.
Este é um tema
que certamente desenvolverei em outras publicações, mas o que me ia no meu
pensamento era se eu conheço a minha personalidade, quando souber da
identificação das motivações das outras oito poderei as manipular para que
possam fazer o meu negócio florescer.
QUÃO ERRADO EU
ESTAVA!
Eu próprio, era a
única personalidade que não conhecia, nomeadamente nas minhas reacções às
minhas motivações.
Hoje sou um
apaixonado por esta ferramenta, pois apenas se trata de uma ferramenta para nos
ajudar a melhor nos conhecermos e para nos ajudar a melhor nos relacionarmos
com os outros. Esta mesma paixão fez com que me voltasse a apaixonar pelo que
efectivamente sou especialista, tudo o que envolve uma área financeira e o “Story
telling” que os números nos permitem contar.
De forma a não
alongar muito esta minha publicação, deixo-vos o desafio de acompanharem a
minha próxima publicação.
Partilhem os vossos comentários e opiniões e se Vos puder ajudar e não quiserem partilhar com a comunidade, não hesitem em me contactar através de pedrorugeroni@hotmail.com.
Vemo-nos amanhã
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